O Fim da 1ª Praia do Curitibano

O espaço ocupado pelo bar Lá No Pasquale dentro do Passeio Público aqui em Curitiba começou a ser desmontado. A Prefeitura pretende instalar brinquedos infantis no local.

O fim do Pasquale entristece os curitibanos que sabem o que aquele bar representou para a cidade.

Nós costumamos dizer que o parque Barigui é a nossa praia, e isso tem um que de verdade. Criado pelo Jaime Lerner há quase meio século para controlar as enchentes que afetavam a cidade, logo o parque caiu no gosto da população, e mesmo com o surgimento de outras áreas verdes continuou sendo o de maior frequência.

Mas quem têm mais de 50 anos sabe que antes de o Barigui atrair a população e adquirir fama, o Lá No Pasquale era o grande ponto de encontro da população. Tanto isso é verdade que a respeito dele o próprio Jaime Lerner assim falou:
– “O Pasquale é a nossa praia. Referência de gerações. Não imagino Curitiba sem o Passeio, nosso primeiro Parque, nem o Passeio sem o Pasquale, nosso anfitrião de sempre…”

Acho que a última vez que estive no Pasquale foi quando tirei a foto que ilustra esta postagem. A fotografia é de 19 de abril de 2014 e nela aparecem o Jaime e o Dante Mendonça, um dos maiores divulgadores do espaço.

One thought on “O Fim da 1ª Praia do Curitibano

  • Avatar
    Marilene

    Conhecimento, nunca é demais…

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *