Dias atrás foi realizado em Manama, no Bahrein, o seminário Peace to Prosperity (Paz Para a Prosperidade) patrocinado pelos Estados Unidos.
Segundo o site da Casa Branca, trata-se de um plano destinado a capacitar o povo palestino a construir uma sociedade próspera e vibrante, apoiando a economia local com U$ 50 bilhões em novos investimentos, em dez anos.
Ainda de acordo com o site, o projeto “representa o esforço internacional mais ambicioso e abrangente para o povo palestino até o momento.”
A conferência foi aberta por Jared Kushner, genro e assessor especial do Presidente Trump, e teve a presença de executivos e investidores das principais corporações mundiais. A maioria dos países árabes do Golfo também se fez representar.
Durante o seminário, o Ministro de Relações Exteriores do Bahrein, Khalid bin Ahmed Al Khalif falou pela 1ª vez à TV israelense.
Nesta entrevista, ele disse que “Israel é um país do Oriente Médio. Israel faz parte dessa herança de toda essa região, historicamente. Então, o povo judeu tem um lugar entre nós” e acrescentou que Bahrein quer normalizar as relações com Israel, a exemplo do que aconteceu com o Egito e a Jordânia.
O Ministro Khalid bin Ahmed Al Khalif é conhecido por defender a aproximação entre os dois países, já tendo se manifestado inúmeras vezes a esse respeito.
No vídeo abaixo você poderá assistir a entrevista, em inglês e com legendas em hebraico.